Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
10/08/2022 13h30min - Mundo
2 anos atrás

Baleia beluga encalhada morre após resgate no rio Sena

As belugas são normalmente encontradas apenas nas águas frias do Ártico

 ► 
Fonte: Fonte Grande FM



A baleia beluga que estava há dias encalhada no rio Sena, na França, morreu após uma tentativa de resgate na noite da última terça-feira ( 9 ). O animal precisou ser sacrificado pelos veterinários nesta quarta (10) devido a deterioração da sua saúde.

Nos últimos dias, a baleia veio recebendo tratamentos com antibióticos e vitaminas. Ainda assim, ela não estava comendo, o que aumentou a preocupação das autoridades ambientais. Após a retirada do animal da água foi constatada que ele não tinha mais atividade digestiva e, por isso, não estava comendo.

“O momento em que a beluga foi retirada da água, na rede, foi extremamente intenso e estressante, porque ela se assustou, se mexeu. Foi bastante surpreendente”,. declarou a sub-prefeita da cidade de Evreux, Isabelle Dorliat-Pouzet. Mais de 80 pessoas estiveram envolvidas na operação que tinha como objetivo remover a baleia do rio e colocá-la em uma eclusa de água salgada monitorada, onde ela poderia receber tratamento adequado antes de voltar ao mar.

No entanto, desde o começo a operação já era tratada como extremamente difícil, por conta da saúde debilitada do animal. Nos últimos dias, várias tentativas frustradas de fazer a baleia ir para o mar, onde há águas mais geladas foram feitas.

“É com pesar que anunciamos que a beluga não sobreviveu à translocação que era arriscada, mas essencial para dar uma chance a um animal condenado. Após a deterioração de sua condição, os veterinários tomaram a decisão de sacrificá-lo”, anunciou a Sea Shepherd France, ONG que comandou os trabalhos.

As belugas são normalmente encontradas apenas nas águas frias do Ártico e, embora migrem para o sul no outono para se alimentar, raramente se aventuram tão longe.

Um adulto pode atingir até quatro metros de comprimento. De acordo com o Observatório Pelagis da França, especializado em mamíferos marinhos, a população de belugas mais próxima fica ao largo do arquipélago de Svalbard, ao norte da Noruega, a 3.000 quilômetros do Sena.



•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.