8 meses atrás
Aroma de Café Pode Ajudar a Reduzir o Vício em Tabaco, Sugerem Pesquisadores Brasileiros
Um estudo preliminar conduzido por pesquisadores do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) sugere que o aroma do café pode ajudar a reduzir o vício em tabagismo. No estudo, 60 fumantes foram divididos em dois grupos: um grupo inalou a fragrância do pó de café e o outro, uma fragrância neutra de sabão. Entre os que inalaram o aroma do café, 50% voltaram a fumar, enquanto no grupo que inalou a fragrância neutra, 73,3% retornaram ao vício.
A pesquisa se baseia em descobertas de 2014, que mostraram que o aroma do café ativa o núcleo accumbens, uma região do cérebro ligada ao sistema de recompensas. Esse sistema é normalmente ativado por atividades prazerosas e substâncias psicoativas.
Os resultados, embora não estatisticamente significativos, indicam um potencial para a abordagem, incentivando um novo estudo mais abrangente. A pesquisa foi financiada pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), com um investimento de R$ 373 mil.
Os pesquisadores estão agora desenvolvendo uma formulação terapêutica de voláteis de café para um novo ensaio clínico com mais participantes, previsto para antes de 2026. O grupo já garantiu nove patentes nos EUA, Europa e Ásia, e tem outras três em andamento no Brasil, Austrália e Canadá.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo mata mais de 8 milhões de pessoas anualmente, com mais de 1,2 milhão dessas mortes resultantes de fumantes passivos.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.