Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
19/09/2024 12h00min - Geral
2 meses atrás

Bloqueado pelo STF, X volta a funcionar no Brasil; Elon Musk faz provocação na rede social


Divulgação ► 
Fonte: Fonte Grande FM



A plataforma X, anteriormente conhecida como Twitter, voltou a funcionar no Brasil após ter sido bloqueada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 30 de agosto. Em sua própria rede social, o proprietário da X, Elon Musk, reagiu à decisão com uma citação provocativa.

"Qualquer tecnologia suficientemente avançada é indistinguível de magia", escreveu Musk, fazendo referência a uma frase do escritor britânico Arthur Clarke.

De acordo com um comunicado da Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint), o aplicativo da rede passou por uma atualização na madrugada desta quarta-feira (18). Agora, em vez de utilizar os endereços de IP próprios do X, a rede está vinculada ao serviço Cloudflare — que atua como intermediário entre os usuários e os servidores da plataforma.

Essa alteração nos servidores torna mais difícil bloquear o X, já que o aplicativo não opera mais com IPs fixos. Em vez disso, ele utiliza um "escudo" que oculta o IP original, substituindo-o por IPs dinâmicos que mudam constantemente. Marcelo Lau, coordenador do MBA em Cibersegurança da FIAP, esclarece:

"Qualquer bloqueio que existia anteriormente e não envolvia o Cloudflare funcionava. Agora, seria necessário bloquear o próprio serviço da Cloudflare."

Entretanto, bloquear o Cloudflare teria várias consequências, pois muitos sites de bancos, empresas e até mesmo alguns domínios do Governo utilizam essa tecnologia.

"A Cloudflare é uma camada intermediária que protege serviços na internet contra ataques que tentam derrubá-los", explica Marcelo.



•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.