3 meses atrás
Bodoquena é eleito como um dos 100 destinos de turismo sustentável
O município de Bodoquena, a 265 km de Campo Grande, foi eleito como um dos 100 destinos com iniciativas sustentáveis no setor do turismo. O resultado foi divulgado durante conferência realizada nesta quinta-feira (17).
Ao todo, 17 destinos brasileiros participaram da competição e 14 foram premiados. O “TOP 100 Stories da Green Destinations” adotou critérios para definir os ganhadores que precisam atingir o percentual de 60%. Os indicadores de sustentabilidade, por exemplo, abrangem de 15 a 30 modelos.
Além do reconhecimento imediato, os selecionados ganham visibilidade internacional por suas iniciativas passando a integrar o “Green Destinations Stories Awards”. Os ganhadores serão premiados no próximo ano durante o maior evento de turismo do mundo, o ITB, que será realizado em Berlim.
Bodoquena participou da disputa com a história “Parceria ambiental: fortalecendo comunidades por meio do turismo". Desenvolvido pelo Instituto Del em parceria com o Senac MS e Fundação de Turismo, o programa tem o objetivo de promover o turismo sustentável e fortalecer a governança municipal de destinos turísticos.
O Diretor Regional do Senac MS, Vitor Mello, destaca a importância da premiação para o desenvolvimento da região. “Esse reconhecimento mostra que o caminho da gestão participativa, com um modelo para o desenvolvimento econômico sustentável e a participação da tríade: comunidade, governo e empresa privada, cria ambientes favoráveis para a implementação de políticas que fortalecem o setor”, diz.
Para o diretor superintendente do Instituto de Desenvolvimento Econômico Local (IDEL), Rodrigo Cidade, o reconhecimento é um marco histórico.
“Ver esses destinos brasileiros no TOP 100 Stories é uma declaração poderosa de que o Brasil é a vanguarda do turismo sustentável. O trabalho realizado por cada um desses locais é uma prova viva de que podemos liderar o caminho para um futuro mais consciente, onde o turismo serve não apenas ao visitante, mas também à nossa terra e às nossas comunidades”, pontua.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.