4 semanas atrás
Brasil celebra o Dia Nacional do Livro em homenagem à Biblioteca Nacional
Nesta terça-feira (29), comemora-se o Dia Nacional do Livro no Brasil. Os dados remetem à chegada da Real Biblioteca ao país em 1810, trazida pela Coroa portuguesa. Anos depois, em 1876, a instituição foi transformada na Biblioteca Nacional. Desde 1910, sua sede atual, localizada na Avenida Rio Branco, no centro do Rio de Janeiro, se tornou um importante ponto cultural, oferecendo visitas guiadas de segunda a sexta-feira.
Além de preservar o patrimônio literário, o Brasil também exalta a produção literária nacional por meio de premiações renomadas, como o Prêmio Jabuti. Criado em 1959, o prémio celebra anualmente obras e autores que se destacam em diversas categorias. Neste ano, os semifinalistas foram anunciados recentemente, e os finalistas serão divulgados em 5 de novembro, enquanto os vencedores serão conhecidos no dia 19.
Entre as obras e autores de destaque na categoria de romance, figuram grandes nomes da literatura brasileira, como Jorge Amado, com Gabriela, Cravo e Canela (1959), e Clarice Lispector, com A Hora da Estrela (1978). Mais recentemente, Torto Arado , de Itamar Vieira Júnior, vencedor em 2020, reafirmou a relevância do prêmio na consagração de novos talentos e na valorização da literatura nacional.
Este ano, o Jabuti trouxe uma novidade ao incluir uma categoria dedicada aos livros científicos e acadêmicos, chamada Jabuti Acadêmico. A criação dessa categoria evidencia o reconhecimento crescente da importância da literatura acadêmica e científica no cenário cultural e educacional do país.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.