9 meses atrás
Brasil tende a fechar 2024 exportando 26% a mais de carne de frango que na pré-pandemia
Projeções indicam que o país pode superar recordes anteriores e exportar 26% a mais do que na pré-pandemia
Pelas mais recentes projeções do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), em 2024 as exportações brasileiras de carne de frango devem registrar aumento anual superior a 4% e alcançar 4,975 milhões de toneladas, volume que não inclui as exportações de pés/patas de frango.
Por outro lado, os concorrentes mais próximos podem enfrentar retração. Para seu próprio país, o USDA prevê redução de quase 3%. Já no tocante à União Europeia a queda de apenas 0,12% corresponde a uma quase estabilização. De toda forma, EUA e UE estarão exportando o menor volume dos últimos seis anos, enquanto o Brasil chega a novo recorde.
Notar, neste caso, que as exportações somadas do segundo e terceiro maiores exportadores são inferiores às previstas para o Brasil, isoladamente. Uma situação bem diferente da observada em 2019 (período pré-pandemia), ano em que o Brasil, embora já na liderança do setor, exportou o correspondente a menos de 75% dos volumes somados de EUA e UE.
A diferença é reflexo de um incremento de pouco mais de 26% nas exportações brasileiras, resultado oposto ao obtido por EUA e UE, cujas exportações recuaram 1,38% e 22,72% respectivamente. Por sinal, no quinquênio, apenas a China registrou aumento superior ao do Brasil (+28,5%). Mas o adicional chinês correspondeu a apenas 122 mil toneladas a mais, enquanto o brasileiro superou o milhão de toneladas.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.