3 meses atrás
Caixa Econômica Federal reduz crédito para compra de imóveis e vai exigir entrada maior
A Caixa Econômica Federal, principal instituição de financiamento imobiliário do Brasil, irá modificar as regras para a concessão desse crédito a partir de novembro deste ano.
O percentual total financiado no Sistema de Amortização Constante (SAC) será reduzido de 80% para 70% do valor do imóvel. Dessa forma, o comprador precisará dar uma entrada de, no mínimo, 30% do valor total.
No sistema Price, a cota de financiamento será reduzida em 20 pontos percentuais. Com isso, a Caixa, que anteriormente financiava 70% do imóvel, passará a cobrir apenas 50%. Isso significa que o cliente terá que arcar com metade do valor do imóvel nessa modalidade.
Além disso, o crédito liberado pela Caixa por meio do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) será restrito a imóveis com valor de até R$ 1,5 milhão.
De acordo com a Caixa, a procura por crédito imobiliário em 2024 está acima das expectativas, e as alterações são necessárias para garantir a manutenção dessa linha de crédito.
“Considerando a demanda observada e o orçamento aprovado para crédito habitacional em 2024, com um crescimento estimado entre 8% e 12%, projetamos que nossa carteira de crédito superará o limite máximo previsto para o período”, informou o banco em comunicado.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.