3 meses atrás
Censo aponta, que número de alunos em educação a distância está prestes a superar ensino presencial no Brasil
O número de estudantes matriculados em cursos de educação a distância (EaD) no Brasil está quase igualando o de alunos em cursos presenciais. Segundo o Censo de Educação Superior de 2023, 4,9 milhões de matrículas são em EaD, representando 49% do total de 9,9 milhões de estudantes no ensino superior. Projeções do Inep indicam que em 2024 o número de estudantes em EaD deve superar o dos presenciais, que vem diminuindo.
O EaD teve um crescimento expressivo, especialmente durante a pandemia, com aumento de 232% no número de cursos entre 2018 e 2023. A modalidade é dominada por instituições privadas, que respondem por 79,3% das matrículas. Especialistas defendem que o EaD democratiza o acesso ao ensino superior, apesar da necessidade de maior investimento em qualidade.
Outros dados importantes do Censo incluem o aumento geral de 5,6% nas matrículas no ensino superior em 2023, e a maior taxa de conclusão de cursos entre alunos cotistas (51%) em comparação aos não cotistas (41%). Programas como Prouni e Fies foram destacados como importantes para a conclusão de cursos.
Além disso, 27% dos estudantes que concluíram o ensino médio em 2022 ingressaram no ensino superior em 2023, um dado medido pela primeira vez.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.