6 meses atrás
Clima seco já prejudicou quase metade da safra de milho em MS
A colheita da safrinha de milho em Mato Grosso do Sul revelou perdas de até 50% em algumas cidades, devido aos desajustes climáticos dos últimos meses.
Dados do Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (Siga MS) mostram que, dos 2,218 milhões de hectares estimados de área plantada, 40,4% já foi colhido. Destes, 762,4 mil hectares apresentaram avarias.
O Boletim Casa Rural, elaborado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Sistema Famasul) e pela Aprosoja-MS, indicou que 23 municípios produtores de milho exibem áreas com até 50% em condições ruins. A região sudoeste foi a mais afetada, com 146.482 hectares danificados.
O relatório aponta que a área destinada ao milho na segunda safra de 2023/2024 será 5,8% menor que no ciclo anterior, quando a área chegou a 2,3 milhões de hectares. A produtividade média está em queda, com 86,3 sacas por hectare, resultando em uma expectativa de produção de 11,4 milhões de toneladas.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.