6 meses atrás
Colheita do milho avança rápido e salta de 47% para 61% em uma semana, indica Conab
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou seu relatório semanal sobre as lavouras brasileiras, atualizando o progresso das lavouras de milho da safra de verão 2023/24 e da segunda safra de 2024 no Brasil.
A colheita da segunda safra de milho está em andamento, passando de 47,9% na semana passada para 61,1% do total cultivado no país, um índice superior aos 29,3% registrados no mesmo período de 2023.
Os estados que já iniciaram a colheita incluem Mato Grosso (82,5%), Paraná (53%), Tocantins e Mato Grosso do Sul (45%), Minas Gerais (34%), Piauí (32%), Goiás (31%), Maranhão (28%) e São Paulo (25%).
As lavouras ainda em desenvolvimento estão divididas entre 2,6% em enchimento de grãos e 36,3% em maturação.
Os técnicos da Conab destacam que a colheita continua acelerada e com boas produtividades no Mato Grosso. No Paraná e em Mato Grosso do Sul, o tempo seco prejudica as lavouras tardias no Norte dos estados. Em São Paulo, a falta de chuvas também afetou o potencial produtivo das lavouras de sequeiro.
Minas Gerais apresenta boas condições de desenvolvimento nas áreas semeadas no início da janela de plantio, mas começa a colher áreas impactadas por baixas precipitações.
Simultaneamente, a colheita da primeira safra 23/24 também avança no Brasil, passando de 93,6% na semana passada para 95% do total previsto, um percentual menor do que os 96% registrados no mesmo período da safra passada.
Os estados mais avançados na colheita são Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina (100%), Rio Grande do Sul (99%), Bahia (96,1%), Piauí (86%) e Maranhão (65%).
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.