2 semanas atrás
Com Zé Gotinha, secretarias de Saúde e de Educação fortalecem cobertura vacinal nas escolas
A Secretaria de Estado de Saúde (SES), juntamente com a Secretaria de Estado de Educação (SED), iniciou a campanha "Aluno Imunizado" no dia 4 de novembro, que vai até o dia 14. A ação revisa as carteirinhas de vacinação de estudantes da rede pública para garantir que as vacinas estejam em dia. Em uma abertura especial no Centro de Educação Infantil José Eduardo Martins Jallad (CEI Zedu) em Campo Grande, a presença do personagem Zé Gotinha, símbolo da vacinação no Brasil, trouxe estímulo ao incentivo de maneira divertida a importância das vacinas para as crianças.
A campanha não apenas atualiza a situação vacinal dos alunos, mas também conscientiza as famílias sobre a importância da imunização para a saúde coletiva. Segundo a coordenadora de Imunização da SES, Ana Paula Goldfinger, a ação busca aumentar os índices de vacinação nas escolas, promovendo um ambiente seguro. Após a verificação, a SES emite a Declaração de Vacinação Atualizada (DVA), um documento que pode ser exigido no momento da matrícula escolar, garantindo a proteção dos estudantes e a cobertura vacinal em conformidade com a legislação estadual.
A estratégia “Aluno Imunizado” será realizada em escolas municipais e estaduais de todo o estado, com a meta de cobrir pelo menos 30% das escolas de Campo Grande e todas as escolas nas demais cidades do interior. Com a emissão da DVA nas próprias escolas, os pais não precisam ir ao posto de saúde para esse procedimento, facilitando o processo. A campanha contribui para a prevenção de doenças imunopreveníveis no ambiente escolar, reduzindo riscos de surtos como sarampo e caxumba.
Além disso, a ação fortalece o Programa Saúde na Escola (PSE), cujo foco é a promoção da saúde e atualização vacinal dos estudantes. A diretora do CEI Zedu, Fátima Mack, destacou a importância da iniciativa para a saúde dos alunos, pois vacinas atualizadas ajudam a evitar faltas por doenças e garantir um ambiente mais saudável para todos. A parceria entre SES e SED visa um acompanhamento mais próximo da situação vacinal dos alunos, orientando as famílias e facilitando a regularização das carteirinhas para a próxima rematrícula escolar.
*Fonte: Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.