Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
18/07/2024 19h30min - Cultura
6 meses atrás

Em Mato Grosso do Sul o município de Ivinhema, recebe 18º Festival de Cinema do Vale do Ivinhema com exibições, oficinas e homenagens


Imagem divulgação ► 
Fonte: Fonte Grande FM



De 10 a 16 de agosto, o Galpão das Artes em Ivinhema será o palco do 18º Festival de Cinema do Vale do Ivinhema. Com curadoria do cineasta sul-mato-grossense Joel Pizzini, o festival contará com uma ampla programação, incluindo mostras competitivas de curtas e longas-metragens, oficinas de audiovisual, mesas de discussão e apresentações musicais. O evento também apresentará sessões especiais de homenagens e a exposição itinerante de fotos "Olhares das Várzeas" de Elis Regina Nogueira.

A abertura será marcada pelo show "Vestido de Amor" de Chico César e banda, no sábado, 10 de agosto, às 19h, com a MC indígena Anarandà fazendo a abertura. O tema deste ano é "Rio Ivinhema - 25 Anos do Parque", celebrando o 25º aniversário do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema. No dia 11, será exibido em pré-estreia o filme "Inventário das Várzeas" (2024), dirigido por Ricardo Câmara e Maurício Copetti.

O festival também homenageará dois grandes artistas brasileiros: o ator e diretor baiano Antônio Pitanga, com a exibição do filme "Pitanga" (2019) no dia 12 às 19h30, e a violeira e compositora sul-mato-grossense Helena Meirelles, com uma exposição de fotos, uma mesa de discussão comandada pelo pesquisador Rodrigo Teixeira e a exibição do filme "Dona Helena" (2004) no dia 13 às 19h30, data que marca seu centenário.

A Mostra Competitiva de Longas será presidida por Mônica Guimarães, produtora do Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade e coordenadora do Documenta Pantanal. Entre os filmes em competição estão "Flor de Buriti" (2024), de João Salaviza e Renée Nader Messora, e "Tia Virginia" (2023), de Fábio Meira. A competição de curtas será presidida pelo documentarista Luiz Felipe Mendes, enquanto a mostra de curtas estudantis terá o cineasta e jornalista Tero Queiroz como jurado. A lista completa dos curtas selecionados será divulgada em 1º de agosto.

O festival oferecerá oficinas de Roteiro com Joel Yamaji, Direção de Arte com Mariana Villas-Boas e workshops de Interpretação para Cinema com a atriz paraguaia Ana Ivanova. Além disso, haverá mesas de discussão sobre o Parque das Várzeas, Produção Executiva no Audiovisual e Cine Natureza.

Uma Mostra Paralela de Cinema de Animação será destinada às crianças. A noite de premiação ocorrerá na sexta-feira, 16 de agosto, às 19h30, com show de Paulo Simões e Celito Espíndola. No dia seguinte, 17 de agosto, será realizada uma expedição ao Parque das Várzeas com a reexibição do filme "Inventário das Várzeas".

O Festival, com sede em Ivinhema, também contará com atividades em Nova Andradina, Angélica, Novo Horizonte do Sul, Jateí e Campo Grande.



•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.