2 meses atrás
Enem 2024: 1º dia teve prova 'moderna', recheada de temas sociais
O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 apresentou uma dificuldade considerada média e, para muitos, foi mais acessível do que a edição do ano anterior. Mesmo assim, surpreendeu com a inclusão de temas atuais, o que conferiu ao exame uma abordagem mais "moderna", de acordo com educadores consultados pela imprensa.
Principais destaques do primeiro dia, com um adicional:
FILOSOFIA: As questões de filosofia se destacaram pelo maior nível de complexidade, superando o exame do ano passado e exigindo conhecimentos mais aprofundados em temas técnicos.
LINGUAGENS: Professores consideraram as questões de gramática e interpretação de texto relativamente simples, mantendo o nível médio da prova, mas tornando-a mais tranquila em comparação com 2023. Entretanto, as perguntas eram extensas, o que exigiu dos candidatos uma boa administração do tempo.
REDAÇÃO: O tema “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil” não foi considerado óbvio, mas seguiu a linha da prova e foi avaliado como de fácil abordagem.
TEMAS SOCIAIS: Em uma prova que trouxe assuntos relevantes para a sociedade, as frases de capa de cada caderno foram retiradas de obras de Carolina Maria de Jesus.
A prova deste domingo ( 3 ) incluiu 90 questões de linguagens e ciências humanas, além de uma redação dissertativa-argumentativa e questões de língua estrangeira. No total, os alunos tiveram cinco horas e meia para concluir todos os itens.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.