6 meses atrás
Estiagem tira R$ 3,9 bilhões do bolso dos produtores de milho de Mato Grosso do Sul
Devido à intensa seca que atinge o estado desde outubro do ano passado, a produção de milho safrinha deste ano deve ser 34,7% menor que a do ano passado, segundo estimativas divulgadas nesta terça-feira (30) pela Aprosoja. Isso equivale a 82 milhões de sacas a menos em comparação ao ciclo anterior, ou R$ 3,9 bilhões a menos para os produtores.
De acordo com o boletim semanal, a previsão de colheita caiu de 11,48 milhões de toneladas para 9,28 milhões de toneladas. No ano passado, Mato Grosso do Sul encerrou a segunda safra de milho com 14,22 milhões de toneladas, uma das maiores da história do estado.
No ciclo anterior, a produtividade média por hectare foi de 100 sacas. Agora, conforme o boletim divulgado, a expectativa de colheita é de 69,7 sacas por hectare, uma queda de quase 31% em comparação ao ano passado, quando as chuvas foram favoráveis.
O boletim também indica que os resultados podem ser ainda piores do que o estimado, com perdas totais de produção em algumas áreas, onde a colheita não é economicamente viável.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.