5 meses atrás
Estudantes brasileiros apresentam baixo nível de criatividade em avaliação internacional
O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes realiza testes trienais para avaliar a educação em nível global. Este programa examina o conhecimento e as habilidades de alunos de 15 anos em matemática, leitura e ciências. No último levantamento, o Brasil alcançou a 44ª posição entre 57 países participantes. A média dos estudantes brasileiros foi de 23 pontos, enquanto a média dos demais países foi de 33, em uma escala que vai de 0 a 60.
As habilidades dos estudantes brasileiros em gramática, matemática e ciências continuam abaixo da média global, e a criatividade também se destaca negativamente. Cerca de 54% dos alunos brasileiros demonstraram baixo nível de criatividade na resolução de problemas sociais e científicos. Com uma nota de 23 pontos em uma escala de 0 a 60, o desempenho dos estudantes brasileiros revela dificuldades em criar soluções originais, imaginar histórias inovadoras e apresentar novas ideias por escrito.
Além disso, o estudo destaca que, globalmente, estudantes de classes mais altas tiveram melhor desempenho. A diferença entre alunos de baixa renda e os mais favorecidos economicamente foi de 9,5 pontos.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.