NO AR
TOCANDO
EM DOURADOS
04/08/2022 11h00min - Agricultura
1 semana atrás

Estudo aponta pássaros e abelhas como aliados

ara o estudo, pesquisadores dos Estados Unidos e da América Latina, manipularam plantas de café em 30 fazendas

Pixabay ► 

Redação / comercial@grandefm.com.br
Fonte: Grande FM


Um novo estudo publicado em abril deste ano na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS) mostra os benefícios que a biodiversidade pode oferecer para a agricultura. Os experimentos mostram que os pássaros e abelhas podem contribuir para um melhor e maior rendimento de grãos de café

Para o estudo, pesquisadores dos Estados Unidos e da América Latina, manipularam plantas de café em 30 fazendas. Foram testados quatro cenários: atividade dos pássaros isolados (controle de pragas), atividade de abelhas isoladas (polinização), nenhuma atividade de pássaros e abelhas e um ambiente natural e livre. 

O estudo concluiu que os grãos de café são maiores e mais abundantes com um ambiente em que os pássaros, que comem insetos e pragas como a broca do café e a abelha, que poliniza, são aliados na produção. Sem eles, os cafeicultores poderiam ver uma queda de 25% no rendimento da colheita, uma perda próxima a  US$ 1.066 por hectare de café.

Taylor Ricketts, coautor do estudo, afirmou que os resultados sugerem que serviços ecológicos individuais subestimam os benefícios que a biodiversidade pode oferecer para a agricultura em termos de produção e bem-estar quando atuam juntas. 

Fonte; AGROLINK



•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.