Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
22/11/2024 09h30min - Ciência
10h atrás

Estudo revela por que raias e tubarões saltam fora d’água


Imagem: USMANboy/Shutterstock ► 
Fonte: Fonte Grande FM



Raias e tubarões, animais da classe dos Chondrichthyes, surpreendem ao saltar total ou parcialmente fora d’água, comportamento que demanda grande energia. Os pesquisadores investigam as causas desse hábito, que pode trazer insights sobre seus hábitos e interações com outras espécies. Apesar das semelhanças, como as fendas branquiais e o esqueleto cartilaginoso, raias possuem corpo achatado e nadadeiras peitorais fundidas à cabeça, enquanto os tubarões têm corpo roliço e brânquias nas laterais.

O estudo publicado na Springer Nature Link sugere que a principal razão para os saltos é a remoção de parasitas. Tubarões-frade, por exemplo, livram-se de lampreias ao saltar. Em espécies filtradoras de plânctons, como algumas raias, os saltos ajudam a limpar estruturas de captura de alimento ou a concentrar o plâncton. Esse comportamento também tem outras funções, como expulsão de fezes, atração de parceiros e até comunicação, como no caso de tubarões-brancos que intimidam rivais em áreas de caça.

Além de suas utilidades práticas, os saltos podem ser importantes em interações sociais e reprodutivas. Nas Ilhas Farallon, tubarões-brancos foram observados saltando para afastar outros animais de carcaças. Já as raias podem utilizar o comportamento para facilitar o acasalamento ou até o parto. O estudo sugere que compreender essas ações ajuda a proteger essas espécies e entender seu papel nos ecossistemas.

Embora fascinantes, esses animais enfrentam predadores naturais. Orcas, por exemplo, caçam tanto raias quanto tubarões, sendo uma ameaça constante para ambos no oceano.



•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.