Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
19/06/2024 12h00min - Dourados
7 meses atrás

Exército diz que pista do Aeroporto será entregue até 30 de junho


imagem reprodução:  ► 
Fonte: Fonte Grande FM



Após mais de três anos de trabalho, a obra da pista do Aeroporto Francisco Pereira de Matos foi concluída, e o 9º BEC (Batalhão de Engenharia de Construção) solicitou à prefeitura de Dourados o agendamento da entrega oficial. O Batalhão também informou que está desmobilizando o pessoal da base.

Segundo o Batalhão, todos os serviços de engenharia necessários para a operação da pista foram finalizados em abril, e os trabalhos de sinalização e balizamento foram concluídos em junho.

Em abril, durante uma visita técnica, foi confirmado que a pista estava "100% operável".

A desmobilização do pessoal está programada para o dia 30, data que marca o fim do Termo de Execução Descentralizada (TED) assinado entre a SAC (Secretaria Nacional de Aviação Civil) e o Exército. A partir desta data, o 9º BEC terá um prazo para prestar contas e entregar definitivamente a obra à Secretaria. 

Para que o aeroporto volte a operar voos, será necessário completar a documentação para homologação junto ao Cindacta (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo) e à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Segundo o Batalhão, isso já está sendo tratado com a administração municipal. Ainda será necessário elaborar o "As Built" da obra, que deve ser feito por uma empresa projetista e enviado após a entrega física.

A prefeitura confirmou o recebimento do protocolo do Batalhão, mas destacou que a fiscalização da obra é responsabilidade da SAC.

"Recebemos o documento. Contudo, considerando que a obra é uma contratação da SAC, cabe a ela, como fiscal do contrato, fazer o recebimento e conduzir a conferência do projeto. Estamos em contato com a SAC para alinhar esse recebimento, para que seja feito de acordo com o contrato. Assim que a Secretaria definir a data e a forma de recebimento, poderemos receber a obra", destacou a diretora da Agetran, Mariana Souza Neto.



•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.