2 semanas atrás
Feixes de luz no lugar de fios podem revolucionar a computação
A IBM anunciou uma inovação que promete acelerar significativamente o treinamento e a execução de modelos de IA generativa, além de reduzir o consumo de energia em data centers. Em vez de fios de cobre, a nova tecnologia utiliza feixes de luz para conectar os componentes dos data centers, tornando os processos cinco vezes mais rápidos e muito mais eficientes.
Com o aumento da demanda por processamento, os data centers enfrentam grandes desafios energéticos e físicos devido às limitações dos fios de cobre. A solução da IBM, baseada na Óptica Co-Empacotada (CPO) e no Guia de Onda Óptica de Polímero (PWG), transmite sinais ópticos entre circuitos integrados fotônicos e conexões externas, oferecendo uma alternativa mais eficaz.
Os benefícios são notáveis: a tecnologia pode reduzir o consumo de energia em cinco vezes, aumentar a flexibilidade das conexões e permitir o transporte de terabits de dados por segundo. Segundo a IBM, isso pode reduzir o tempo de treinamento de modelos de IA de três meses para três semanas e economizar energia suficiente para alimentar 5 mil lares nos EUA por um ano.
Dario Gil, vice-presidente sênior e diretor de pesquisa da IBM, destacou que essa inovação tornará os data centers mais rápidos, sustentáveis e preparados para as futuras exigências da IA generativa. Com essa nova arquitetura, os data centers estarão aptos a lidar com cargas de trabalho mais intensas, atendendo à crescente demanda por poder de processamento e eficiência energética.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.