3 meses atrás
Furacão faz SpaceX adiar lançamento de astronautas ao espaço
Originalmente programada para decolar em 18 de agosto, depois remarcada para a última terça-feira (24), a missão Crew-9, da SpaceX, seria finalmente lançada à Estação Espacial Internacional (ISS) nesta quarta (26), levando dois astronautas a bordo.
No entanto, condições climáticas desfavoráveis levaram a mais uma prorrogação, desta vez devido ao avanço da tempestade tropical Helene, esperada para atingir a costa do Golfo da Flórida na quinta-feira (27) como um furacão de categoria 3, de acordo com a CBS News.
Assim, a NASA e a SpaceX agora pretendem lançar a missão no sábado (28). A decolagem está programada para 14h17 (pelo horário de Brasília). Esse será o primeiro lançamento de um voo humano a partir do Complexo de Lançamento 40 da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, que geralmente é usado para lançamentos de satélites.
“Embora a tempestade tropical Helene esteja se movendo pelo Golfo do México e deva impactar o Panhandle da Flórida, o sistema de tempestades é grande o suficiente para que ventos fortes e chuvas fortes sejam esperados nas regiões de Cabo Canaveral e Merritt Island, na costa leste do estado”, explica a NASA em um comunicado.
Segundo a agência, o foguete Falcon 9 que será usado para lançar a cápsula Crew Dragon Freedom foi posicionado na plataforma de lançamento na tarde de terça. À noite, os membros da equipe da missão conduziram atividades de ensaio com o hardware e, em seguida, a combinação de foguete-cápsula foi levada “de volta ao hangar antes de qualquer atividade de tempestade em potencial”.
Como o próprio nome sugere, a missão Crew-9 será a nona operação de transporte de astronautas realizada pela SpaceX para a NASA com destino à ISS.
*fonte: Olhar Digital
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.