Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
09/11/2024 11h00min - Tecnologia
2 meses atrás

Geração Z tem usado podcast como alternativa às redes sociais


Imagem: Prostock-studio/Shutterstock ► 
Fonte: Fonte Grande FM



A sexta edição do Culture Next, relatório anual publicado pelo Spotify, revelou algumas tendências globais dos usuários da plataforma de streaming. Alguns dos resultados chamam atenção, especialmente os relacionados com a geração Z, composta por jovens entre 15 e 24 anos.

Segundo o levantamento, os usuários mais jovens tem se interessado cada vez mais por podcasts  em vídeo, também chamados de videocasts. O aumento do consumo deste tipo de conteúdo foi tão grande que eles viraram uma opção para deixar as redes sociais de lado (pelo menos por um pouco).

Brasileiros dizem estar mais solitários

O Culture Next aponta que 70% da geração Z no Brasil usam o Spotify como refúgio para evitar passar muito tempo nas redes sociais. Segundo o serviço de streaming musical, estas plataformas têm provocado sentimentos de solidão e isolamento.

O levantamento ainda destacou que 73% dos brasileiros nesta faixa etária acreditam que as pessoas são mais solitárias atualmente do que uma década atrás.

No total, foram ouvidos 7.700 usuários em julho de 2024. Participaram da pesquisa pessoas de países como Austrália, Nova Zelândia, Brasil, Canadá, França, Alemanha, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Filipinas, Singapura, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos.

Vem ocorrendo um grande aumento na procura por podcast em vídeo, o relatório do Spotify ainda afirma que, nos primeiros cinco meses deste ano, foram visualizados 2,9 bilhões de minutos de videocasts.

Esse número que representa um aumento de 58% em comparação com o mesmo período no ano passado.

Ainda de acordo com o estudo, os jovens gostam de se conectar com os apresentadores, e 37% dos entrevistados assistiram um show ao vivo ou a gravação de um podcast.

Além disso, 36% compareceram a uma festa de exibição presencial para um novo episódio de um podcast em vídeo. São as tendências tecnológicas e culturais influenciando o comportamento de consumo e desenvolvimento das relações humanas.



•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.