15h atrás
Governo quer acelerar emissão da Carteira de Identidade Nacional
Mais de 17,3 milhões de novas Carteiras de Identidade Nacional (CIN) já foram emitidas no Brasil. Desde 11 de janeiro de 2024, todos os estados devem disponibilizar o novo RG, que possui versões digital e impressa, similar à Carteira Nacional de Habilitação.
A CIN é mais segura e representa avanços econômicos e de políticas públicas, substituindo até 27 RGs diferentes que cada cidadão poderia ter. Ela adota o CPF como número identificador e inclui um QR Code para verificação de autenticidade e um código MRZ, utilizado em passaportes.
O governo federal espera que até 2026, cerca de 130 milhões de brasileiros tenham emitido a nova identidade. Um programa piloto no Piauí já disponibiliza a CIN para recém-nascidos na maternidade, com o estado liderando na emissão do novo documento.
Para emitir a nova CIN, é necessário procurar a Secretaria de Segurança Pública, apresentando certidão de nascimento ou casamento. A primeira via e renovações são gratuitas, enquanto a segunda via pode ter um custo variável. A antiga identidade será válida até 28 de fevereiro de 2032.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.