Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
09/01/2025 08h30min - Geral
15h atrás

Governo quer acelerar emissão da Carteira de Identidade Nacional


Agência Brasil ► 
Fonte: Fonte Grande FM



Mais de 17,3 milhões de novas Carteiras de Identidade Nacional (CIN) já foram emitidas no Brasil. Desde 11 de janeiro de 2024, todos os estados devem disponibilizar o novo RG, que possui versões digital e impressa, similar à Carteira Nacional de Habilitação.

A CIN é mais segura e representa avanços econômicos e de políticas públicas, substituindo até 27 RGs diferentes que cada cidadão poderia ter. Ela adota o CPF como número identificador e inclui um QR Code para verificação de autenticidade e um código MRZ, utilizado em passaportes.

O governo federal espera que até 2026, cerca de 130 milhões de brasileiros tenham emitido a nova identidade. Um programa piloto no Piauí já disponibiliza a CIN para recém-nascidos na maternidade, com o estado liderando na emissão do novo documento.

Para emitir a nova CIN, é necessário procurar a Secretaria de Segurança Pública, apresentando certidão de nascimento ou casamento. A primeira via e renovações são gratuitas, enquanto a segunda via pode ter um custo variável. A antiga identidade será válida até 28 de fevereiro de 2032.



•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.