9 meses atrás
Governo suspende novos contratos de publicidade no X, diz Secom
Na sexta-feira passada (14), a Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência da República anunciou a suspensão de novas campanhas de publicidade na rede social X, anteriormente conhecida como Twitter.
De acordo com informações do Portal da Transparência, o governo já investiu R$ 5,4 milhões em publicidade no X, sendo R$ 654.152,85 entre 2023 e 2024. Contudo, a partir de agora, não há previsão para novas campanhas na plataforma.
Essa decisão é tomada em meio às disputas entre o proprietário do X, Elon Musk, e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, nas redes sociais. O bilionário usou sua plataforma para atacar Moraes e ameaçar reativar contas desativadas em processos movidos pelo tribunal.
Uma portaria de fevereiro de 2024 estabelece que o governo deve considerar a publicidade na internet para mitigar riscos à imagem das instituições do Poder Executivo.
A decisão de investir ou não em uma mídia é uma estratégia de campanha, ao contrário do que ocorre com a TV e o rádio, onde a audiência é um fator determinante. Portanto, essa é uma decisão que não requer um ato específico.
Nos últimos dias, o presidente Lula fez algumas declarações que foram interpretadas como referências indiretas ao proprietário do X. Em uma dessas declarações, na quarta-feira (10), ele afirmou que o crescimento do extremismo abre espaço para que "empresários americanos, que nunca plantaram um pé de capim neste país", ousassem falar mal da Corte brasileira, dos ministros brasileiros e do povo brasileiro.
Um dia antes, na terça-feira ( 9 ), Lula também mencionou que "bilionários tentando lançar foguetes" terão que usar muito dinheiro para ajudar a preservar o planeta Terra. A SpaceX, de Musk, tem lançado veículos espaciais tripulados.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.