2 meses atrás
Harris x Trump: eleitores vão às urnas nesta terça (5) para definir novo presidente dos EUA
A eleição presidencial dos Estados Unidos chega ao fim nesta terça-feira ( 5 ).
Eleitores de todo o país vão às urnas para decidir o novo governante do país pelos próximos quatro anos: Kamala Harris, do Partido Democrata, ou Donald Trump, do Partido Republicano.
A disputa eleitoral foi marcada pela desistência do atual presidente Joe Biden, por um atentado que tinha como alvo o ex-presidente, além do aprofundamento da divisão ideológica.
Os habitantes de New Hampshire foram os primeiros a votar. A primeira urna apurada na cidade de Dixville Notch revelou um empate entre os candidatos, com três votos para cada, resultado que reflete como a corrida pela Casa Branca está acirrada.
A contagem oficial deve demorar dias, mas estimativas podem indicar um vencedor na madrugada desta quarta-feira ( 6 ).
Como funciona a eleição nos Estados Unidos?
Diferentemente do Brasil, em vez da utilização de urnas eletrônicas e da realização do processo de votação em um único dia, nos Estados Unidos os cidadãos escolhem seus candidatos por meio de cédulas de papel e podem até realizar a votação por correio, antecipadamente.
O presidente não é eleito diretamente pelo voto da população. Os eleitores de cada estado votam em delegados para representar suas escolhas no Colégio Eleitoral, que é formado por 538 delegados.
Para sair vitorioso, é preciso conquistar 270 dos 538 delegados, sendo que cada estado possui um número que varia de acordo com a população e o total de representantes no Congresso.
O candidato mais votado pela população de um estado leva todos os delegados desse local, mesmo que vença por um voto de diferença. Na maioria dos casos, o vencedor é anunciado na noite da eleição, após o encerramento das votações gerais.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.