2 dias atrás
IA ajuda projeto a evitar desperdício de 1,2 mil toneladas de alimentos
O projeto Unidos Pela Comida (UPC), criado pela Hellmann’s em parceria com a startup Infineat em 2021, utiliza soluções tecnológicas com inteligência artificial para salvar mais de 1,2 mil toneladas de alimentos do desperdício, direcionando-os para doações. A iniciativa conecta supermercados e indústrias com ONGs para gerenciar excedentes alimentares, garantindo a coleta e distribuição diária de produtos em ótimo estado para pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar.
Os alimentos coletados são fotografados e registrados no sistema, permitindo a conferência em tempo real de diversos dados, como percentual de desperdício doado e volume de alimentos salvos. A IA do projeto foca na parte final da cadeia, onde ocorre o maior volume de descarte, gerando economia e impacto socioambiental positivo.
Além de distribuir mais de 2 milhões de refeições, o sistema também contribuiu para reduzir os impactos das mudanças climáticas, evitando a emissão de mais de 1 mil toneladas de CO² em três anos. Em 2024, o projeto ampliou suas atividades para quatro novos estados (Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Piauí e Santa Catarina) e aumentou o volume de alimentos coletados.
Carolina Riotto, diretora de marketing de alimentos da Unilever no Brasil, destacou que a tecnologia otimiza operações e amplia o impacto do projeto, permitindo acreditar firmemente nos benefícios sociais e ambientais gerados pelo UPC.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.