Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
26/06/2024 17h30min - Meio Ambiente
7 meses atrás

Incêndios destroem quase 200 milhões de hectares em quatro décadas no Brasil


Unsplash ► 
Fonte: Fonte TV Cultura / UOL



Dados da terceira coleção do MapBiomas Fogo - compilados e coordenados por pesquisadores do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) - mostram que aproximadamente 199 milhões de hectares foram destruídos em decorrência de incêndios no Brasil entre 1985 e 2023.

A área queimada equivale a cerca de 68% da vegetação nativa do país. Ela também representa um perímetro que fica em torno de 23% de toda a extensão da nação.

Só no ano passado, foram queimados 16,2 milhões de hectares. Destes, 11,6 milhões estavam presentes em áreas de vegetação nativa.

Pantanal

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que, no Pantanal, o primeiro semestre de 2024 foi o que teve a maior quantidade de focos de incêndio já registrada desde 1988, quando o órgão começou a monitorar as queimadas por satélite.

Entre 1º de janeiro e 23 de junho deste ano, foram registradas 3.262 queimadas, número que é quase 22 vezes maior do que a quantidade observada no mesmo período do ano passado (o que equivale a uma alta de 2.134% em apenas um ano), ainda de acordo com o instituto.

Por meio de uma decisão publicada na edição da última segunda-feira (24) do Diário Oficial do estado, o governo do Mato Grosso do Sul decretou emergência por causa dos incêndios no bioma em questão.



•  

TV Cultura / UOL
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.