3 meses atrás
Intelsat perde satélite de comunicações em órbita
A Intelsat anunciou nesta segunda-feira, 21 de outubro a perda total do satélite de comunicações Intelsat-33e, que sofreu uma falha grave em 19 de outubro de 2024. Lançado em 2016 e operando desde 2017, o satélite deveria ter uma vida útil de 15 a 20 anos, mas apresentou problemas apenas após sete anos. A empresa está trabalhando com a Boeing, fabricante do satélite, para investigar a causa do incidente.
A falha gerou fragmentos na órbita, monitorados pela Força Espacial dos EUA e por empresas de rastreamento espacial. Estima-se que até 57 pedaços do satélite estejam em órbita, representando um risco para outros equipamentos. A ExoAnalytic Solutions está em contato com entidades potencialmente afetadas por detritos espaciais.
Os serviços da Intelsat-33e atendem clientes na Europa, África e Ásia-Pacífico, e a empresa está em processo de redistribuição de clientes para outras plataformas. A Intelsat garantiu que está em contato com todas as partes afetadas e trabalha para restaurar os serviços o mais rápido possível.
Esse não é o primeiro incidente da Intelsat, que já teve problemas com o Intelsat-29e, seu antecessor, em 2019. No entanto, satélites em órbitas mais baixas, como os da constelação Starlink, não foram impactados pelo evento.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.