um ano atrás
Jogadores de Xadrez voltam a MS com 13 prêmios nacionais
Equipe foi constituída por 37 enxadristas, de Campo Grande, Deodápolis, Jardim, Maracaju e Três Lagoas
Mato Grosso do Sul retornou com 13 premiações individuais do Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar 2023. O evento deste ano foi sediado em Belo Horizonte (MG). A organização é da CBXE (Confederação Brasileira de Xadrez Escolar). A equipe sul-mato-grossense foi constituída por 37 enxadristas, dos municípios de Campo Grande, Deodápolis, Jardim, Maracaju e Três Lagoas.
Erik Kazuhiro Shikasho foi o principal destaque da delegação. Após seis partidas, o campo-grandense faturou o troféu de campeão categoria sub-16. Foram quatro vitórias e dois empates. Jamilly Maciel Cortez também ganhou notoriedade, alcançando o 2º lugar na classe sub-14. Ambos são contemplados pelo Bolsa Atleta, programa do Governo do Estado.
Para o técnico Matheus Garcett, Mato Grosso do Sul tem despontado no xadrez de base. “O campeonato reuniu atletas de todas as regiões do país e o interessante é que Mato Grosso do Sul tem se tornado um grande polo do xadrez, principalmente na categoria de base. No ano passado, tivemos dois vices e agora voltamos com um título e um vice, uma conquista muito grande”.
O treinador enfatizou ainda a elevada qualidade técnica da competição. “Nas categorias do Erik e da Jamilly, por exemplo, haviam jogadores mestres e muitos outros renomados, que já participaram de competições fora do Brasil, inclusive pela seleção brasileira. Todas as categorias estavam bem fortes”.
Confira todos os atletas premiados de Mato Grosso do Sul:
ErikShikasho – campeão (sub-16)
Jamilly Cortez – vice-campeã (sub-14)
Mariana Yassuda – 4° lugar (sub-13)
Anna Clara Cavalcante – 4º lugar (sub-15)
Arthur Neres de Souza – 5º lugar (sub-14)
Cristian Ernandes Matos – 6º lugar – sub-16
Karinny Shikasho – 7° lugar – sub-13
Ana Beatriz Castilho – 7º lugar – sub-12
Carlos Eduardo da Silva – 7º lugar – sub-13
Arthur Pereira Vale – 8º lugar – sub-12
Enzo Mazzochin – 9º lugar (sub-13)
Mariany Leonardo da Silva – 9º lugar (sub-18)
João Pedro Uchoas – 10° lugar – sub-8.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.