5 meses atrás
Navios elétricos podem recarregar baterias em turbinas eólicas no mar do norte
Inovação no Mar do Norte: Navios Elétricos Agora Recarregam em Fazendas Eólicas.
Navios elétricos agora têm a possibilidade de recarregar suas baterias em alto-mar, conectando-se a uma "fazenda" de turbinas eólicas na parte belga do Mar do Norte. Esta inovação foi implementada pela empresa Parkwind na fazenda eólica Nobelwind da Bélgica, que está em operação desde 2017 e possui 50 turbinas em uma área de quase 20 quilômetros quadrados.
O novo sistema de recarga permitiu a transferência de energia entre as turbinas e os navios de manutenção sem interrupções. Esta solução não só é inédita, mas também mantém os navios elétricos o mais "verde" possível, ao utilizar energia renovável para recarregar as baterias dos veículos.
A estação de carregamento foi transportada por um navio de transferência de tripulação (CTV) a 47 quilômetros da costa. Componentes modulares foram instalados entre as turbinas eólicas utilizando o guindaste da subestação da instalação. Desenvolvido em parceria com a empresa britânica MJR, especializada em sistemas de energia e automação offshore, o módulo de recarga foi utilizado com sucesso para carregar um dos CTVs da Parkwind. A empresa publicou um vídeo no YouTube mostrando o processo.
Atualmente, a estação de carregamento pode fornecer até 2 MW de energia para os CTVs e até 8 MW para os veículos de operação de serviço (SOVs), responsáveis pela manutenção das turbinas eólicas. A Parkwind afirma que o sistema também pode operar os sistemas elétricos de navios convencionais que estão à deriva, reduzindo sua dependência de motores a diesel e, consequentemente, diminuindo as emissões de gases de efeito estufa.
Conheça o sistema: MJR Vessel Charging System Harbour Trial
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.