8 meses atrás
Pesquisa Revela Desafios e Apoio dos Professores ao Uso da Tecnologia na Educação
Uma pesquisa recente, conduzida pelo Instituto Semesp, revelou que três em cada quatro professores concordam com o uso da tecnologia e inteligência artificial como ferramenta de ensino. No entanto, o estudo destacou desafios significativos enfrentados pelos educadores.
De acordo com os dados divulgados, os professores reconhecem os benefícios da tecnologia, como acesso rápido à informação, mas também apontam para problemas estruturais e pedagógicos que dificultam sua implementação efetiva nas escolas.
A falta de acesso à internet e a dificuldade em manter a atenção dos alunos foram citadas como obstáculos comuns. Além disso, a pesquisa destacou a preocupação dos docentes com a dispersão dos estudantes, atribuída ao uso excessivo de redes sociais durante as aulas.
Apesar do apoio majoritário à tecnologia, menos da metade dos professores relataram acesso satisfatório a recursos tecnológicos em suas escolas, evidenciando desigualdades na infraestrutura educacional.
A pesquisa também revelou o crescente interesse dos jovens por carreiras relacionadas à computação e tecnologias da informação no ensino superior.
Diante desses desafios, o programa Pé-de-Meia foi apresentado como uma iniciativa para estimular o acesso ao ensino superior, com a possibilidade de integração de cursos técnicos nas instituições de ensino superior, visando diminuir a evasão escolar e promover oportunidades educacionais mais acessíveis.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.