7 meses atrás
Professores de Dourados participam de formação em projetos multidisciplinares
Educadores da Rede Municipal de Ensino de Dourados participam, nesta semana, de uma formação com foco em projetos pedagógicos multidisciplinares. O programa “Eu faço a minha história” envolve ações educativas que abordam desde a musicalização até práticas de inclusão de crianças autistas e de incentivo ao protagonismo escolar.
Pelo menos 200 professores e coordenadores da pré-escola ao 9º ano participaram dos primeiros encontros realizados na última segunda ( 3 ) e na terça-feira ( 4 ). A formação será encerrada nesta sexta ( 7 ), com a participação de professores que atuam do 6º ao 9º ano.
A iniciativa engloba projetos que visam integrar professores, estudantes e suas famílias em diversas ações. Uma delas é “O Mundo do Theo”, voltado para crianças da pré-escola até o 5° ano. Conforme previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os profissionais são preparados para incentivar habilidades para que os alunos, seus familiares e a comunidade escolar possam desenvolver uma comunicação assertiva, com senso de comunidade a fim de promover a inclusão dos estudantes autistas.
Outra iniciativa de destaque é o projeto “Craque na Vida”, que incentiva o protagonismo estudantil por meio da identificação de habilidades dos estudantes do 6º ao 9° ano. As ações trabalham a autopercepção e autoavaliação das condutas dos alunos, fatores que levam à melhoria de comportamento dentro e fora da escola, com reflexos diretos na prevenção ao bullying e ao uso de drogas.
Na área de arte, tem a coleção “Musicando”, que se utiliza de cantigas de roda e canções populares e tradicionais para crianças de pré-escola ao 2º ano, o que contribui para o desenvolvimento motor, cognitivo, linguístico, as relações sociais e a memória dos pequenos.
Em meio à multidisciplinariedade, há projetos focados na educação alimentar como “Defensores da Vida Saudável” – para crianças do 2º ao 5º ano, e a “Menina que não queria comer”, focado nos alunos do pré-escolar ao 1º ano. Outras coleções atuam no apoio à alfabetização (Cores, formas, letras, números e contrários) e às questões linguísticas (Cada um do seu jeito).
Todos os projetos fazem parte de experiências pedagógicas diferenciadas oferecidas pela Editora Avante. Tratam-se de ações didático-pedagógicas envolventes que visam promover reflexões, ações preventivas e avaliações de condutas que levam a tomada de decisão positiva e melhora de comportamentos.
No programa “Eu faço a minha história”, os educadores têm acesso a materiais didáticos, 20 horas de formação à distância, grupo de troca de experiências e suporte pedagógico.
Local do Evento: Anfiteatro Celso Müller do Amaral, da Escola Estadual Presidente Vargas, localizado na Rua Oliveira Marques nº 1955, em Dourados – MS.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.