6 meses atrás
Projeto Casa do Pote promove oficinas de cerâmica para comunidade indígena
Com o objetivo de promover a arte da cerâmica e fortalecer a geração de renda nas comunidades indígenas, o projeto "Casa do Pote - Edição Povos Originários Fauna do MS" está em andamento durante os meses de junho e julho para os moradores das aldeias Jaguapiru e Bororó, em Dourados.
O projeto oferece aulas de cerâmica utilitária e decorativa inspiradas nos animais da fauna do Mato Grosso do Sul. Utilizando técnicas básicas que garantem durabilidade e um acabamento comercial às peças, o projeto visa capacitar 20 pessoas, entre adultos e crianças, ao longo de dois meses de oficinas.
Inspirado pelo renomado Mestre Cilso Tiburcio, reconhecido em todo o Brasil por sua habilidade única com cerâmicas consideradas difíceis de trabalhar, o projeto conta com os mestres ceramistas Evelym Ellen Pereira Tiburcio, Matheus Barbosa Ferreira e Valdecir de Figueiredo Bica como instrutores. Todos aprenderam a arte cerâmica com o Mestre Cilso, adquirindo anos de experiência em seu ateliê.
Promovida pela Prefeitura de Dourados, através do Fundo de Investimentos à Produção Artística e Cultural (FIP), a oficina acontece no Centro de Formação Antônio Tonani, administrado pela congregação religiosa Missionárias da Consolata, que oferece várias outras oficinas culturais para crianças e adultos.
Nas aulas, os alunos aprendem diversas técnicas para criar esculturas de animais inspirados na fauna do MS, como onças, capivaras, jacarés, sucuris, tuiuiús e araras. Essas peças representam a identidade local e a rica biodiversidade do MS e do Pantanal, e têm venda garantida em festivais, feiras e lojas, sendo altamente apreciadas pelos consumidores.
Além de proporcionar formação profissional para artesãos e Mestres Oleiros nas reservas indígenas, o projeto conta com a parceria do SENAC Dourados, que oferecerá palestras sobre gestão de pequenos negócios.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.