Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
08/12/2023 16h00min - Geral
3 meses atrás

Projeto viabiliza hemodiálise em doentes renais em trânsito

Proposta segue para o Senado após ser aprovada na Câmara

Foto divulgação ► 
Fonte: Fonte Agência Brasil



A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira ( 7 ) o Projeto de Lei 4581/20, que permite a pacientes com doenças renais crônicas realizar hemodiálise em outras localidades quando estiverem em trânsito. O procedimento deve ser realizado em clínicas conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS).

O texto será enviado ao Senado para apreciação.

O projeto concede prazo de 60 dias para que as clínicas de tratamento de hemodiálise particulares ou conveniadas se ajustem à nova rotina. A proposta aprovada prevê as seguintes medidas:

- para usufruir do direito, o paciente deve apresentar carteira informando possuir doença renal crônica, para que seja agendada a sessão no mesmo dia ou no dia seguinte;

- as secretarias de saúde devem regulamentar e emitir essas carteiras;

- o paciente também poderá agendar a sessão em trânsito por telefone, com antecedência mínima de 72 horas;

- a clínica de hemodiálise deve procurar a clínica de origem do paciente para obter informações acerca do método utilizado nas sessões;

- a infração a qualquer dispositivo da lei será punida com pena prevista para o crime de omissão de socorro, além do descredenciamento da clínica ao SUS.

* Com informações da Agência Câmara



•  

Agência Brasil
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.