3 dias atrás
Sonda Parker da NASA realiza aproximação histórica ao Sol e coleta dados vitais
Na quarta-feira (1º), a sonda solar Parker, da NASA, transmitiu dados após uma aproximação inédita ao Sol. A espaçonave se aproximou a 6,1 milhões de quilômetros da superfície solar, enfrentando temperaturas de até 982°C e velocidades de 690 mil km/h. Mesmo com essas condições extremas, todos os sistemas e instrumentos da Parker funcionaram normalmente.
Durante essa manobra histórica, o controle da missão utilizou a Deep Space Network para receber os dados da sonda. Essas transmissões continuarão pelas próximas semanas, e os dados mais detalhados serão enviados no fim de janeiro, quando a antena de alta potência da Parker estiver melhor alinhada com a Terra.
Os cientistas esperam que essas informações ajudem a desvendar o motivo pelo qual a coroa solar é muito mais quente que a superfície do Sol. Kelly Korreck, heliofísica da NASA, destacou que essa é uma oportunidade única para entender melhor nossa estrela, com medições diretas em uma região até então inexplorada.
A missão Parker está mudando a forma como estudamos o Sol e continuará a realizar sobrevoos este ano. Helene Winters, gerente do programa no JHUAPL, afirmou que a espaçonave já estabeleceu recordes históricos de proximidade e velocidade, e cumprirá um papel essencial na investigação dos mistérios solares.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.