Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
27/05/2024 14h00min - Saúde
8 meses atrás

Tatuagem é um fator de risco para certo tipo de câncer


Canva/Grande FM ► 
Fonte: Fonte Grande FM



Um estudo realizado pela Universidade de Lund, na Suécia, e publicado na revista e ClinicalMedicine, sugere que tatuagens podem aumentar o risco de linfoma, um tipo de câncer que afeta o sistema linfático. A pesquisa envolveu 11.905 pessoas, das quais 2.938 tinham linfoma. Entre os pacientes com linfoma, 21% possuíam tatuagens, comparado a 18% no grupo de controle.

Após considerar fatores como tabagismo e idade, os pesquisadores descobriram que o risco de desenvolver linfoma era 21% maior entre os tatuados. Christel Nielsen, principal autora do estudo, destacou que esses resultados precisam ser verificados em estudos adicionais devido à raridade da doença.

Contrariando expectativas iniciais, o tamanho da tatuagem não influenciou o risco de linfoma. Nielsen especula que qualquer tatuagem, independentemente do tamanho, pode desencadear uma inflamação de baixo grau no corpo, potencialmente levando ao câncer.

A pesquisa sugere que a tinta das tatuagens pode ser vista pelo corpo como um elemento estranho, ativando o sistema imunológico e transportando parte da tinta para os linfonodos. Os pesquisadores planejam investigar a associação entre tatuagens e outros tipos de câncer, bem como doenças inflamatórias.

Nielsen enfatiza que as pessoas devem ser informadas sobre os possíveis impactos das tatuagens na saúde, mas isso não significa que tatuagens devem ser evitadas. É crucial que os indivíduos consultem um médico se notarem sintomas relacionados às suas tatuagens.

* informações : Olhar Digital



•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.