4 meses atrás
Tecnologias usadas na Eurocopa que podem mudar tudo no futebol
O futebol está passando por uma transformação tecnológica, como fica evidente na Eurocopa de 2024. Avanços em equipamentos e ciência esportiva são usados dentro e fora de campo, visando melhorar o jogo, a experiência dos fãs e o bem-estar dos jogadores.
VAR com IA e bola inteligente: A UEFA utiliza tecnologia semi-automatizada e inteligência artificial para marcar impedimentos, combinada com a bola conectada da Adidas. Dez câmeras em cada estádio rastreiam 29 pontos do corpo dos jogadores, acelerando e melhorando a precisão do VAR. A tecnologia na linha do gol usa sete câmeras para detectar se a bola cruzou a linha, enviando um sinal para o relógio do árbitro em um segundo.
Bola oficial: A Adidas Fussballliebe é feita de poliéster reciclado e outras fibras sustentáveis. A bola ajuda nas marcações de impedimento e é apreciada pelos jogadores pela velocidade e distância que proporciona, evidenciada pelo aumento de gols de longa distância na fase de grupos.
Wearables: Jogadores da Inglaterra usam smart rings para monitorar o sono e auxiliar na recuperação. O técnico Gareth Southgate destaca que o sono e a nutrição são essenciais para a recuperação dos atletas. Southgate também usa um smartwatch de US$ 6,5 mil para rastreamento e alertas de pontuação.
Máscaras protetoras: Kylian Mbappe, atacante da França, usou uma máscara protetora personalizada após quebrar o nariz no primeiro jogo.
Esses avanços tecnológicos demonstram o compromisso da UEFA em modernizar o futebol e melhorar a experiência para todos os envolvidos.
•