8 meses atrás
Tereza Cristina quer Código Florestal e seguro rural atualizados
Durante a divulgação da Agenda Legislativa do Agro 2024, conduzida pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em sua sede em Brasília (DF), a líder do Partido Progressista (PP) no Senado, a senadora Tereza Cristina, expressou seu apoio à continuidade da assistência técnica aos produtores rurais, ressaltando o papel desempenhado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em todo o país.
A senadora de Mato Grosso do Sul também enfatizou a importância de garantir que os assentados tenham acesso à tecnologia agrícola.
Ela criticou o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), observando que este está atrasado em sua mentalidade e precisa concentrar-se em melhorar a qualidade de vida daqueles que vivem no campo.
Além disso, Tereza Cristina destacou a necessidade de modernizar o sistema agrário brasileiro, mencionando o grande número de terras públicas disponíveis e a importância de direcionar assistência técnica para aqueles que possuem aptidão agrícola.
A senadora também abordou a questão das apólices de seguro rural, defendendo a ideia de ampliar a base de beneficiários e reduzir os custos do seguro para torná-lo mais acessível, especialmente diante das mudanças climáticas em curso.
Ela argumentou que um seguro rural eficaz pode reduzir os custos dos empréstimos agrícolas, estimulando mais investimentos no setor.
Comprometendo-se a trabalhar no Legislativo para estabilizar o sistema de seguro rural no Brasil e explorar diferentes modalidades de seguro, Tereza Cristina ressaltou os benefícios de tal medida tanto para os agricultores quanto para o governo, que enfrentaria menores desembolsos ao evitar a necessidade de prorrogar financiamentos devido a eventos climáticos adversos.
•