6 meses atrás
Transporte e indústria representaram 64,8% do consumo de energia do país
Em 2023, o uso de energia no Brasil aumentou 4% em relação ao ano anterior. Os setores de transporte e industrial consumiram 64,8% da energia total, com o transporte liderando com 33%. Segundo o Balanço Energético Nacional (BEN 2024), divulgado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e o Ministério de Minas e Energia (MME), o setor agropecuário teve o maior aumento de consumo (7,3%), seguido pelos serviços (6,4%), setor energético (6,1%), transportes (4,4%), residências (4,1%) e indústrias (2,9%). O setor de uso não energético foi o único com redução, caindo 1%.
Na indústria, o segmento de Alimentos e Bebidas teve um aumento de 19,7% no consumo de energia, enquanto o segmento químico diminuiu 7,8%. A matriz energética industrial teve 64,7% de renovabilidade, com destaque para o bagaço de cana (22,4%) devido ao aumento na produção de açúcar.
No setor de transportes, o consumo de energia aumentou 4,4%, com biodiesel crescendo 19,2%, gasolina 6,9% e etanol 6,3%. O óleo diesel continua sendo a principal fonte, representando 43,4% do consumo.
O BEN é um relatório anual que detalha a oferta e consumo de energia no Brasil, abrangendo a extração de recursos energéticos, sua conversão, importação, exportação, distribuição e uso final.
Fonte: Agência Governo
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.