3 meses atrás
UFGD destina metade das vagas para alunos de escola pública
Quem completou os três anos do Ensino Médio em escola pública pode concorrer às vagas reservadas no Vestibular 2025 da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). O Vestibular UFGD 2025 oferece 979 vagas em cursos presenciais e 480 em cursos a distância (saiba mais clicando aqui).
Metade dessas vagas é destinada a estudantes que tenham feito todo o Ensino Médio em escola pública. Dessas vagas reservadas, 50% são para candidatos com renda familiar igual ou inferior a um salário mínimo e meio por pessoa.
Além disso, uma parte das vagas reservadas é destinada a indígenas, negros, quilombolas e pessoas com deficiência, conforme a proporção de cada grupo segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre a população de Mato Grosso do Sul.
Portanto, entre as vagas reservadas, há cotas de 51,95% para indígenas e negros (pretos/pardos), 0,09% para quilombolas e 21,48% para pessoas com deficiência.
As cotas nas universidades federais são estabelecidas por lei. A atualização recente incluiu cotas para quilombolas e reduziu a cota de baixa renda para um salário mínimo por pessoa da família.
Além das vagas determinadas pela Lei, a UFGD instituiu, por meio da Resolução do Conselho Universitário nº 171, de 03 de setembro de 2018, a reserva de uma vaga por curso para candidatos indígenas, independentemente de terem estudado em escola pública ou privada.
Saiba mais clic aqui
•