2 meses atrás
Último Eclipse de 2024 Forma Deslumbrante 'Anel de Fogo' Visível em Partes da América do Sul e Brasil
Nesta quarta-feira ( 2 ), aconteceu o último eclipse de 2024, um evento impressionante que formou o famoso "Anel de Fogo" no céu. Este foi o terceiro eclipse do ano, após um eclipse lunar em março e um eclipse solar total em abril, que pôde ser visto em partes do Canadá, dos Estados Unidos e do norte do México.
Um eclipse solar ocorre quando a Lua passa entre a Terra e o Sol, bloqueando total ou parcialmente a luz solar em determinadas regiões. Existem três tipos principais de eclipses solares: o parcial, o total e o anular. No eclipse parcial, apenas parte do Sol é coberta, enquanto no total, a Lua bloqueia completamente a luz, escurecendo o dia.
O eclipse solar anular, que ocorreu nesta quarta-feira, é semelhante ao total, mas com uma diferença importante: a Lua, estando mais distante da Terra, cobre o Sol deixando visível um círculo de luz ao redor, o "Anel de Fogo". Esse fenômeno acontece porque a Lua está no ponto mais distante da sua órbita (apogeu), parecendo menor do que o Sol no céu.
Este eclipse anular foi visto de forma completa em uma longa trajetória sobre o Oceano Pacífico e o sul da América do Sul, incluindo a Ilha de Páscoa, além de partes do Chile e da Argentina. No Brasil, o fenômeno foi parcialmente visível em estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, entre outros.
Na imagem, o começo da formação do eclipse
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.