4 dias atrás
Vistoria Reprova Cabeceira da Pista do Aeroporto de Dourados
Uma inspeção recente realizada pelo Grupo Especial de Inspeção de Voo (Geiv) da Aeronáutica Brasileira reprovou uma das cabeceiras da pista do Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira, em Dourados. Localizada a 251 km de Campo Grande, a maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul está sem voos comerciais desde maio de 2021, quando o aeroporto foi fechado para reformas.
A reforma da pista, realizada pelo 9º Batalhão de Engenharia de Construção do Exército Brasileiro, custou R$ 96,7 milhões e foi concluída em julho deste ano. No entanto, a retomada dos voos comerciais depende da homologação de todos os sistemas de segurança. O problema identificado ocorreu na cabeceira 24 devido a uma falha no Indicador de Precisão da Trajetória de Aproximação (Papi), que não atingiu os padrões de segurança exigidos.
Em nota, a Prefeitura de Dourados e a Infraero confirmaram a reprovação da cabeceira 24, enquanto a cabeceira 06 foi aprovada sem ressalvas. Será necessária a troca de um refletor do Papi na cabeceira 24, seguida de uma nova inspeção. O relatório do Geiv será enviado ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) para emissão do documento necessário, processo que deve durar cerca de sete dias.
A prefeitura e a Infraero destacaram que a liberação da pista com apenas uma cabeceira operante é comum e não impede a operação, com as informações sendo repassadas aos pilotos por meio do sistema Notam. A homologação dos equipamentos é essencial para operações noturnas e com jatos, enquanto os demais movimentos já estão homologados desde setembro, com mais de 500 pousos e decolagens realizados no aeroporto desde então.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.